Plano de aula

Leitura e criação de gráficos e tabelas

Justificativa

No nosso dia-a-dia temos contato com jeitos variados de organizar informações e é na escola que os alunos têm a oportunidade de aprender a observar e analisar esses instrumentos. Nesta sequência, a turma conversará sobre os alimentos naturais e não naturais consumidos diariamente e organizará os dados em tabelas e gráficos. As atividades propostas ajudarão ainda a refletir sobre qualidade dos alimentos versus quantidade de calorias. 


Objetivos 
- Coletar dados e organizá-los em tabelas e gráficos.

- Ler e comparar informações de tabelas e gráficos .

Conteúdo 

Tratamento da informação: tabelas e gráficos. 


Ano 
6º ano. 


Material necessário 

Papel, régua, lápis, cartazes e cópias com as tabelas e os gráficos que serão trabalhados.

Tempo estimado 

Cinco aulas 

Desenvolvimento 

1ª aula

Proponha que os alunos se dividam em duplas ou trios e conversem sobre os alimentos naturais e não naturais que cada um consome diariamente. Depois, peça que os grupos compartilhem relatos e opiniões com o restante da turma, enquanto você anota na lousa os alimentos mais citados. Em seguida, oriente os alunos a escolher dois itens da lista e dizer em que quantidade eles os consomem por dia - anote o número de porções ao lado do respectivo alimento. Solicite que todos observem os dados da lousa e pergunte se é possível organizá-los de outra maneira. Escute e registre as sugestões. Depois, peça aos alunos que voltem a trabalhar em grupos: metade irá organizar as informações levantadas em tabelas e a outra metade, em gráficos de barras. Se necessário, mostre exemplos publicados em jornais e revistas, permitindo que os alunos usem o material como modelo e relembrem critérios importantes, tais como dar nome ao gráfico ou tabela, selecionar informações, decidir o intervalo dos números que serão tabulados, entre outros. Circule pela sala de aula, tirando dúvidas. Após todos concluírem e socializarem o material produzido, chame a atenção para os títulos usados - questionando a turma sobre quais deles favorecem a compreensão do assunto tratado - e também para os diferentes intervalos e critérios. Comente ainda a frequência de consumo dos alimentos, se eles são naturais ou não naturais e quais contribuem com a nossa saúde. 


2ª aula
Peça que os alunos observem dois cartazes: um com o gráfico de barras sobre os alimentos mais consumidos no recreio de uma escola durante três dias e outro com a tabela sobre a quantidade de biscoitos e salgados indicada por especialistas para o período de uma semana.

Frequência dos alimentos consumidos no recreio durante três dias:








Porções liberadas por especialistas para uma semana:



Peça que os alunos se organizem em duplas e entregue a cada grupo uma cópia do gráfico e da tabela acima. Oriente-os a desvendar e registrar algumas informações sobre o material. Nesse sentido, você pode propor questões como: 


PARA O GRÁFICO 

Com que faixa etária a pesquisa foi realizada? Onde encontramos essa informação? 

Onde encontramos a quantidade de alunos que consome cada alimento?

Qual é o alimento mais consumido pelos alunos? Qual é o menos consumido? 

O que há em comum entre os alimentos mais e menos consumidos? Qual é a diferença entre a quantidade desses dois alimentos? 

Quantos alunos participaram da pesquisa? Onde encontramos essa informação? 

Os alunos dessa escola gostam mais de biscoitos ou frutas? De salgados industrializados ou lanches caseiros? É possível dizer se a alimentação desses alunos é saudável ou não?

PARA A TABELA 

Qual é o tema tratado na tabela? Onde encontramos essa informação? 

Qual é o alimento mais calórico? E o menos calórico? 

Qual é a quantidade de biscoito recheado sugerida para uma semana? Quantas calorias essa quantidade representa? 

Quais alimentos da tabela estão presentes no gráfico?

Para ingerir menos calorias, qual desses alimentos é melhor escolher? Por quê?

Como saber o que cada coluna representa? 


3ª aula
Sugira que os alunos comparem as informações da tabela e do gráfico que eles produziram na primeira aula com o material analisado na segunda aula, propondo as seguintes questões: Quais alimentos aparecem nas duas tabelas? Qual é o alimento mais consumido pela classe? Esse alimento aparece no gráfico analisado? Ele está presente na tabela que mostra as calorias dos biscoitos e salgados? Que conclusões importantes podem ser tiradas sobre os alimentos mais consumidos pela classe e os alimentos analisados a partir da tabela e do gráfico? 


4ª aula
Leitura de inúmeros gráficos diferentes, o que permitira ao aluno, gradativamente, compreenderem a forma como a informação é transmitida através dessa linguagem. A escolha do gráfico mais adequado para esse trabalho deve ser pautada por um, ou mais, dos seguintes critérios:
-aspecto lúdico
-relevância social
(Situação de aprendizagem 2: A linguagem dos gráficos- 6ª ano  (4ª bimestre)

 5ª  aula
Jogo: Lendo tabelas e gráficos
Objetivo: O objetivo é bem simples, pode-se jogar de dupla, primeiro define-se a ordem de cada jogador, após cada um vai retirando a sua carta lendo a pergunta e verificando no gráfico ou tabela a sua resposta, se estiver correta a resposta, o participante avança o número de casas que a carta corresponde ganha quem chegar primeiro na chegada. 







Cartas:




Avaliação 

Para verificar se os alunos são capazes de ler informações contidas em gráficos e tabelas, proponha outras coletas de dados na classe, como atividades realizadas fora da escola e alimentos mais consumidos no final de semana. Observe se há a presença de título, nomes nas colunas das tabelas e referências nos eixos dos gráficos. Se preferir, use tabelas e gráficos prontos a fim de que os alunos façam a leitura das informações.

Recuperação: 

Deve-se focar nas dificuldades especificas de cada aluno. Se a dificuldade estiver na organização em tabelas, sugerimos a produção de um texto em que se explique a informação de uma tabela publicada em jornal ou revista. Podemos também fazer pesquisas sobre gráficos com informações a respeito de algum assunto que desperte o interesse deles ( esporte, saúde, lazer, etc). E a partir desses gráficos, pedir que identifiquem dados relevantes. Algumas perguntas podem favorecer certo direcionamento do olhar do aluno. Duas questões que podem ser utilizadas são: qual a principal informação que este gráfico transmite? Quais são as categorias de dados utilizados nele?


3 comentários: