.jpg)
DÉBORA

Minha
experiência com a leitura e a escrita se deu por volta dos meus 6 anos ,quando
terminei o "Prézinho"e entrei na 1ª série.Fui alfabetizada através da
cartilha Caminho Suave, gostava muito de todas as lições ali contidas.Minha mãe
sempre incentivou a leitura e comprava muitos livros . Li várias histórias
clássicas da literatura infantil tais como Branca de Neve, A Cigarra e a
Formiga,Cinderela e algumas do escritor dinamarquês Hans Christian
Andersen : O Soldadinho de Chumbo,O Patinho Feio,A Pequena Vendedora de
Fósforos e a Pequena Sereia.Também gostava de ouvir os discos e as fitas
de histórinhas que minha mãe comprava pois após ouvi-las tinha a curiosidade de
ler as mesmas para poder compará-las.Também gostava de ler revistas em
quadrinhos, das histórias do Sitio do Pica Pau Amarelo ,o qual sempre tive
vontade de conhecer,pois sempre achei que tudo ali era muito mágico.Também
apreciava ler as Histórias da Bíblia para crianças.Enfim desde que tive a
oportunidade de entrar para o "mundo" da leitura e da escrita
percebi sua importância em nossas vidas.
Lembro-me que todas as noites ela lia fábulas e revistas em
quadrinhos antes que eu fosse dormir, os livros que usava tinham ilustrações
tridimensionais, com textura e até sons que estimularam minha curiosidade em
manusear e em querer lê-los. Quando aprendi, meus pais pediam par que
lesse as notícias de jornais e revistas na hora do café da manhã, aquilo me fez
ter prazer para outros tipos de textos como as dissertações e os descritivos.
Hoje não consigo ficar sem ler, gosto de ler sobre vários tipos de
assuntos, mas além do jornal e poesias não tenho encontrado muito tempo para
outras leituras.
SANDRA APARECIDA
A minha fase de alfabetização foi bem amarga, meus pais apoiavam, mas a minha primeira professora me batia com a régua por não conseguir ler, por esse motivo fiquei anos com medo de ler para as pessoas, por esse motivo agora como educadora participo de várias experiências com meus alunos sobre leitura e escrita, um dos projetos que realmente estimula os alunos a refletir sobre a leitura e a escrita principalmente quando estão na hipótese de escrita silábica com valor sonoro é o trabalho com receitas; a qual tem significado e faz com que os alunos avancem na leitura e na escrita. Ao escrever na lousa uma receita em letra de forma, os alunos em dupla se esforçam para ler: o nome da receita, os ingredientes, a quantidade e o modo de fazer. É um momento muito produtivo, prazeroso, é gratificante ver o esforço dos alunos em quererem ler a receita, durante a semana após trabalhar todos os conteúdos, nós realizamos a parte prática em sala de aula, durante o feitio da receita os alunos são novamente bem explorados com o objetivo de novos saberes como: a leitura, dobrar, triplicar,a quantidade de ingredientes para fazer para todos, e em seguida saborear.Se torna uma aula agradável.
SANDRA APARECIDA
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário