Leitura e escrita




DÉBORA
       Logo que completei a idade para iniciar meus estudos meus pais me matricularam no “parquinho” maneira como referíamos a pré-escola. Logo no primeiro dia de aula chorei ,gritei ,”esperniei” até que meus pais me levaram embora. Retornei naquele mesmo local no ano seguinte, repeti a mesma cena porém dessa vez foi diferente meus pais foram embora e me deixaram ali, sem outra opção tive que me acalmar.Com o passar do tempo aprendi a gostar da escola, me alfabetizei com a cartilha Caminho Suave. Minha mãe e minha irmã sempre me incentivaram a ler e a escrever. Li muitas fábulas, muitos clássicos da literatura infantil e várias  histórias em quadrinhos.  Havia uma história que minha irmã lia para mim e que depois de alfabetizada eu mesma a lia e a cada leitura eu ficava com um nó na garganta, era a  história da Pequena Vendedora de Fósforos ,sempre achei muito o sofrimento daquela criança e hoje entendo que seu autor Hans C. Andersen  realmente queria através da mesma tratar as desigualdades sociais, pois a garotinha era muito pobre e estava muito longe de ter como comemorar  as festas de final de ano. Através de tal leitura que realmente  marcou  minha infância sempre lembrava que tinha mais agradecer do que a pedir.  


KÁTIA

        Minha experiência com a leitura e a escrita se deu por volta dos meus 6 anos ,quando terminei o "Prézinho"e entrei na 1ª série.Fui alfabetizada através da cartilha Caminho Suave, gostava muito de todas as lições ali contidas.Minha mãe sempre incentivou a leitura e comprava muitos livros . Li várias histórias clássicas da literatura  infantil tais como Branca de Neve, A Cigarra e a Formiga,Cinderela e algumas  do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen : O Soldadinho de Chumbo,O Patinho Feio,A Pequena Vendedora de Fósforos e a Pequena Sereia.Também gostava de ouvir os discos  e as fitas de histórinhas que minha mãe comprava pois após ouvi-las tinha a curiosidade de ler as mesmas para poder compará-las.Também gostava de ler revistas em quadrinhos, das histórias do Sitio do Pica Pau Amarelo ,o qual sempre tive vontade de conhecer,pois sempre achei que tudo ali era muito mágico.Também apreciava ler as Histórias da Bíblia para crianças.Enfim desde que tive a oportunidade de entrar para o  "mundo" da leitura e da escrita percebi sua importância em nossas vidas.


SANDRA YAMANAKA

    Minha mãe me apresentou ao mundo da leitura e da escrita. Com muita paciência ela me ensinou a fazer meus primeiros rabiscos e ao contar historias incentivou a conhecer as letras e como uni-las para formar palavras, e estas se transformaram em fadas, mocinhos e bandidos.
Lembro-me que todas as noites ela lia fábulas e revistas em quadrinhos antes que eu fosse dormir, os livros que usava tinham ilustrações tridimensionais, com textura e até sons que estimularam minha curiosidade em manusear e em querer lê-los.  Quando aprendi, meus pais pediam par que lesse as notícias de jornais e revistas na hora do café da manhã, aquilo me fez ter prazer para outros tipos de textos como as dissertações e os descritivos.
Hoje não consigo ficar sem ler, gosto de ler sobre vários tipos de assuntos, mas além do jornal e poesias não tenho encontrado muito tempo para outras leituras.


SANDRA APARECIDA


    A minha fase de alfabetização foi bem amarga, meus pais apoiavam, mas a minha primeira professora me batia com a régua por não conseguir ler, por esse motivo fiquei anos com medo de ler para as pessoas, por esse motivo agora como educadora participo de várias experiências com meus alunos sobre leitura e escrita, um dos projetos que realmente estimula os alunos a refletir sobre a leitura e a escrita principalmente quando estão na hipótese de escrita silábica com valor sonoro é o trabalho com receitas; a qual tem significado e faz com que os alunos avancem na leitura e na escrita. Ao escrever na lousa uma receita em letra de forma, os alunos em dupla se esforçam para ler: o nome da receita, os ingredientes, a quantidade e o modo de fazer. É um momento muito produtivo, prazeroso, é gratificante ver o esforço dos alunos em quererem ler a receita, durante a semana após trabalhar todos os conteúdos, nós realizamos a parte prática em sala de aula, durante o feitio da receita os alunos são novamente bem explorados com o objetivo de novos saberes como: a leitura, dobrar, triplicar,a quantidade de ingredientes para fazer para todos, e em seguida saborear.Se torna uma aula agradável.

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